Identificar música online pode modificar totalmente a maneira com que nos relacionamos com o mundo musical. E, em um mundo onde não conseguimos viver sem música, esse tipo de ferramenta é essencial. 

Antes de mais nada, para identificar música online, é necessário estar conectado à internet. Além disso, também é importante encontrar uma boa plataforma que realize essa função, facilitando a maneira com que você encontra suas músicas favoritas!

identificar música online

No Compara Plano você encontra tudo sobre telefonia e internet. Confira!

Identificar música online: Saiba tudo sobre essa função!

A tecnologia transformou totalmente a forma com que ouvimos música. Afinal, ninguém nunca imaginou que seria possível identificar música online, apenas com o auxílio de plataformas digitais.

Atualmente, é quase impossível viver sem ouvir música. Nisso, as plataformas de streaming valem muito a pena, disponíveis para reproduzir quando você quiser! Isso sem contar com os serviços que permitem curtir suas músicas pelos videoclipes. 

Agora, é possível identificar música online! Esse tipo de plataforma é fundamental, principalmente para descobrir o que está tocando próximo de você, sem a necessidade de buscar manualmente. 

Porém, é necessário estar conectado a internet para fazer essa descoberta. E, para isso, existem diferentes plataformas e aplicativos, todos com o mesmo intuito: identificar música online.

Então, se você quer aproveitar mais a sua forma de curtir músicas, veja o que são esses serviços e quais as opções disponíveis.

O que é um identificador de música online?

Grande parte das pessoas já ouviram uma música e ficaram intrigados para descobrir de qual se tratava. Felizmente, algumas pessoas viram essa necessidade e investiram em plataformas que realizam a identificação de música online. 

Embora nunca saibamos de onde surgiu essa ideia, fato é que ela é brilhante e pode ajudar os usuários a descobrirem uma música que está tocando facilmente. Seja você uma amante da música ou não, essas plataformas são essenciais para o seu cotidiano. 

Isso porque, em algum momento, seja em uma festa ou rádio, você se deparou com uma música e gostou dela. Porém, não sabia qual era o seu nome. Então, para esses momentos, nada melhor do que contar com o auxílio da tecnologia. 

Por esse motivo, as plataformas para identificar música online são fundamentais em nosso dia a dia. Além disso, é possível escolher entre diferentes aplicativos, pois todos contam com a mesma função. 

Caso tenha interesse em fazer o download de uma dessas plataformas, conferir quais são as opções é o primeiro passo. Dessa maneira, você nunca mais ficará intrigado para descobrir qual música está tocando naquele momento. 

Quais são as melhores plataformas para identificar músicas?

Antes de mais nada, algumas dessas plataformas são gratuitas e vão muito além de apenas identificação de músicas. Pois, as opções também mostram a letra completa da música, além da possibilidade de realizar o compartilhamento. 

Ou seja, são plataformas interessantes que facilitam o nosso cotidiano. Veja, a seguir, as melhores opções para identificar música online, que você pode começar a utilizar hoje mesmo!

1. Shazam

Uma das primeiras plataformas que ganharam popularidade no Brasil por fazer a identificação de músicas foi o Shazam. Atualmente, ela continua sendo o serviço favorito de muitas pessoas.

A maioria das pessoas não sabe, mas, durante o ano de 2018, a Apple comprou o Shazam. Porém, essa mudança não interfere em absolutamente nada, pois ela continua funcionando da mesma maneira.

2. MusiXmatch

Diferente do Shazam, o MusiXmatch não é uma plataforma exclusiva para a identificação de músicas. Mesmo assim, o serviço conta com essa funcionalidade entre os seus principais recursos.

Grande parte dos usuários dessa plataforma o utilizam como fornecedor de letras, além de fazer a tradução de músicas internacionais. Por integrar no serviço a função de identificar música, ele acabou recebendo ainda mais usuários.

3. SoundHound

Essa plataforma funciona como as anteriores. Porém, a maior diferença que você encontrará nela, é a possibilidade de identificar uma música cantando! Para a maioria dos usuários, essa é a maior vantagem do aplicativo. 

Além disso, os usuários também podem compartilhar os resultados do SoundHound diretamente em suas redes sociais, como o Instagram. Além de reproduzir a música em uma plataforma de streaming ou curtir o videoclipe. 

identificar música online

4. Google Assistente

Caso seja usuário do smartphone Android, a Google Assistente tem uma função para fazer o reconhecimento de músicas. Os resultados mostrados são referentes a todas as informações relevantes da música e do artista.

Para utilizar esse recurso, basta fazer o comando para a Google Assistente. Se não quiser realizá-lo, basta entrar no ícone do microfone, onde você encontrará a função “Que música é essa?”.

5. Siri

Por fim, semelhante ao Google Assistente para identificar música online, os usuários do sistema operacional iOS podem usar a Siri. 

Assim que você acionar esse serviço, será possível identificar o comando de “Que música está tocando agora?”. Depois disso, basta aproximar o seu smartphone do local e aguardar pelo resultado!